domingo, 21 de novembro de 2010

Inspira-te, Inova e Ilustra!

E os concursos começaram…
Ao longo da semana, fomos ao encontra da professora Verónica de artes com a finalidade de lhe propor o lançamento de um pequeno concurso aos seus alunos.
Sendo fiéis ao nosso lema, “Pensar globalmente, Agir localmente”, não quisemos por de parte aqueles que dão vida ao nosso colégio, ao nosso precioso local, aqueles que fazem o colégio ser o que é, permitindo-lhe a existência. E de quem estamos a falar?... A resposta é clara, referimo-nos a todos os alunos que constituem a escola.
Por isso, tivemos a ideia de criar algo que os motivasse e que os fizesse sentirem-se integrados no nosso projecto. Gostaríamos que eles pudessem desenhar algumas das espécies vegetais que os rodeavam, no colégio e, para tal, pedimos a colaboração da professora Verónica.
Graças à sua disponibilidade, pudemos obter mais um pequeno triunfo, tendo ficado acordado que a professora iria colocar este desafio aos alunos durante o seu tempo de aulas, sendo seleccionados os melhores trabalhos, após a realização destes.
De modo a englobar ainda mais alunos, fomos ao encontro de mais um companheiro nesta viagem alucinante, a professora Patrícia. Desta vez, a nossa imaginação levou-nos a propor a criação de ninhos e comedouros para as aves.
Digamos que, onde o nosso colégio se encontra, o tempo não é muito amistoso no Inverno, por isso, pretendíamos criar pequenos locais onde as aves, que costumam pousar, demonstrando todo o esplendor do seu canto, nas árvores aqui existentes, se pudessem abrigar nesta época do ano. Deste modo, a professora Patrícia demonstrou-se disponível para nos auxiliar em mais um dos nossos objectivos, prometendo-nos que iria atribuir este desafio aos seus alunos.
Para além disso, a professora também nos solicitou para participarmos no projecto Eco-Escolas, pelo que terminámos a nossa reunião inscritas em mais um projecto, que nos permitirá alargar os nossos horizontes.
Esperemos que os nossos concursos sejam apelativos e, acima de tudo, que os alunos se divirtam a participar.
Quando os resultados forem desvendados, quando eles saírem da sua caixinha dos mistérios, publicá-los-emos no nosso blogue… Não se preocupem, não os deixaremos na expectativa para sempre…

Mapa Interactivo… A tão esperada solução

Finalmente a tão desejada saída do problema relativamente ao mapa interactivo. O nosso sonho realizou-se e, finalmente, poderemos acordar de mais um pequeno pesadelo e respirar fundo, inspirar o pequenino sinal de esperança que surgiu e toda a confiança e ânimo que nos atingiu e expirar todos os receios e incertezas que fôramos acumulando.
Há duas semanas atrás, o professor Neto convocou-nos para uma reunião com o professor Daniel (professor de cartografia) e um aluno do 12ºano de Informática, com a finalidade de nos propor um trabalho cooperativo com o aluno David Carvalhana. Enquanto nos encarregávamos de identificar todas as coordenadas das espécies vegetais do nosso colégio, ele iria criar um mapa interactivo, onde poderíamos colocar toda a informação que desejássemos e que considerássemos relevante, fazendo disto o seu projecto para uma determinada disciplina. O produto final seria colocado no site do Colégio, estando, deste modo, acessível a qualquer um.
Quase que parecia que estávamos a viver um sonho, mal podíamos acreditar que o nosso projecto estava realmente a ganhar asas e a levantar voo.
Na quinta-feira passada, tudo aquilo que parecia irreal, deixou de o ser. Após uma nova reunião, onde nos foi mostrado um primeiro protótipo do que seria o futuro mapa interactivo, tivemos a certeza de que tudo isto era realidade.
Bem…o primeiro protótipo está completo, claro que é apenas o primeiro passo, mas, agora, nada nos pode parar… Continuaremos a sonhar e tentar realizar todos os nossos desejos relativos a este trabalho. Não será fácil, mas ninguém disse que o seria. Afinal de contas, os acontecimentos não têm tanto valor se não lutarmos por eles. É a nossa persistência e as vitórias a todas as pequenas batalhas que defrontamos que tornam cada desejo especial e inesquecível.
Esperemos, em breve, poder contar-vos mais boas notícias e metê-los a par de todo o nosso progresso…