sexta-feira, 8 de abril de 2011

À procura do tesouro na Natureza

"À procura do tesouro na Natureza"... É este o nome do peddy paper dinamizado no dia 7 de Abril pelo nosso grupo, direccionado para alunos do 5º ano!
Este peddy paper deve o seu nome ao facto de terem sido realizadas várias actividades e perguntas relacionadas com o ambiente e , claro, também porque a equipa vencedora encontrou o tão merecido tesouro, com vários prémios! No entanto, neste dia não houve nem vencedores nem perdedores, pois todas as crianças do 5º ano envolvidas se divertiram... Saltaram à corda, fizeram corridas com sacos, procuraram doces entre a farinha, entre outras actividades... Além disso, testaram os seus conhecimentos várias vezes, quando, por exemplo, relacionaram os nomes de aves e de plantas e responderam a várias questões para conseguir mais pontos e no final alcançar o tão desejado tesouro!
Por entre risos e brincadeiras, foi possível criar um clima de diversão e aprendizagem que, esperemos, tenha contituído uma experiência enriquecedora para os alunos convidados!

domingo, 3 de abril de 2011

E os tanques!?

Há também que cuidar dos tanques que, infelizmente, se deixaram estragar devido aos maus tratos que sofreram durante anos! Apesar de os desenhos que serão pintados nas paredes dos tanques já estarem escolhidos e as tintas encomendadas, primeiro há que os limpar!
Retirada a água, é impossível fechar os olhos à quantidade de lodo que se encontra no seu fundo! Por isso... mãos à obra! Há que limpar para depois pintar!
Apesar de árdua e cansativa, esta tarefa acabou por se revelar deveras divertida!!




A ajuda vem a caminho!

Por certo que sem a colaboração do Director Padre Ventura, que contratou jardineiros especializados na realização de jardins deste género, não seria possível a realização do nosso projecto!
Estes senhores puseram em prática os planos cuidadosamente por nós elaborados ao longo de vários meses com muita eficácia e simpatia, sempre prontos a ouvir a nossa opinião...











Uma planta de cada vez...

Agora com as plantas já escolhidas e encomendadas, apenas ficava a faltar a tarefa de as... plantar! Por entre buracos de terra e regadores , pusemos mãos à obra e, com a colaboração do Sr. Zé, foi possível fazer corresponder a teoria dos nossos planos à prática! Finalmente a aridez dos canteiros do nosso Colégio foi substituída por verdura e vida!



Estátuas bem lavadinhas...

      É verdade que as estátuas são objectos inanimados, mas quem disse que não precisavam, também, de carinho e de alguém que cuide delas? Pois bem, foi a pensar nisto que pusemos mãos à obra e, cheias de energia, com escovas, vassouras, baldes e detergentes a ocuparem cada uma das nossas mãos, iniciámos a limpeza às estátuas, de modo a puder retirar toda aquela sujidade que se entranhava por todas as suas curvas.
       Apesar dos muitos esforços, deparámos-nos com alguma sujidade um pouco teimosa, que se recusava a sair e que, apesar de muito tentar, não conseguimos retirar. No entanto, essa pequena sujidade não se vai ficar a rir por muito mais tempo... Muito em breve iremos pintar aquelas estátuas e, nessa altura, nenhuma sujidade irá resistir, por mais teimosa que seja! :D
      Com isto, iremos, finalmente, devolver o brilho àqueles seres inanimados, que poderão, por fim, voltar à sua beleza natural.