quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A, B, C...o que é?

            E os inquéritos começaram...Decidimos destacar 3 árvores e perguntar aos alunos o nome delas, com a finalidade de descobrir qual o seu grau de conhecimento relativo às espécies vegetais existentes no colégio.
     Os resultados deram que falar. A cada uma das árvores foram atribuídas inúmeras designações. Nunca tínhamos descoberto uma árvore com tantos nomes! Muitas pessoas não sabiam o que responder, outras, apesar de errarem, tentaram advinhar, outras ainda inventaram os nomes mais estranhos. Porém, no meio de tudo isto, ainda houve lugar para muitas respostas certas.
      O nosso objectivo foi alcançado e, com todos os resultados, iremos analisar o grau do conhecimento que há acerca das árvores existentes no nosso colégio.
Mas, o mais importante é que pretendemos reverter esta situação, não vos queremos deixar na ignorância acerca do mundo que vos rodeia...por isso fiquem atentos!! : - )

Mapa interactivo...Como?

         O grupo rapidamente se deparou com a problemática de como criar um mapa interactivo do Colégio, onde estariam presentes todas as árvores do Colégio! Para contornar o problema dirigimo-nos ao Professor Neto (professor de desenho técnico), que rapidamente se disponibilizou para nos ajudar!
         Foi-nos então proposta a solução de utilizarmos um software específico, com o qual nos seria possível representar as árvores da escola sem que houvesse demasiada informação no mapa!
          Além disso, o Professor Neto disponibilizou o seu GPS e explicou-nos o modo de marcar coordenadas através da sua utilização; isto, claro está, revelou-se uma grande ajuda pois permite que o trabalho por nós desenvolvido seja ainda mais correcto e rigoroso!

Primeiro passo...

Uma vez que um grande objectivo do nosso trabalho era a inventariação e identificação das espécies vegetais, lançámos “mãos à obra”!
Para tal recolhemos folhas das árvores e os seus frutos, que serão imprescindíveis para a posterior identificação das espécies. Revelou-se uma tarefa árdua, mas exequível e, claro, com bons momentos em que houve muitos risos e diversão…!
Ao longo desta tarefa o grupo procurou tirar fotografias às árvores, com o objectivo de as colocar num mapa interactivo com as plantas do Colégio. Houve também o cuidado de identificar as espécies vegetais num mapa manual do Colégio e de seguir um percurso anteriormente planeado…

Apresentação

À distância de um olhar... Esta é uma expressão que pode adquirir inúmeros significados. À distância de um olhar podemos observar uma televisão, uma bancada, um brinquedo, uma porta. À distância de um olhar podem estar lojas, monumentos, castelos, uma peça de arte. Até mesmo os nossos objectivos podem estar à distância de um olhar. Porém, não devemos esquecer que à distância de um olhar também está uma árvore frondosa, uma flor inocente e no seu maior esplendor, uma borboleta com as suas mil e uma cores, uma ave exibindo o seu voo e o seu canto, um lago, um mar ou um oceano a produzir os mais deslumbrantes reflexos.

Juntemos alguém que irradia o sol a cada dia, que se maravilha e abre a boca num ohhh maravilhado com as coisas mais pequenas e insignificantes que há neste mundo, desde que seja verde, pequeno e fascinante; com alguém que adora as cores do Outono, que, apesar de ser a mais friorenta, adora o Inverno e toda a sua brancura e frescura como ninguém, que se encanta com a Primavera e adora o pôr-do-sol no oceano durante o Verão, que ama o azul do céu e do mar e todas as suas mil e uma tonalidades que lhe preenchem o espírito e acalmam o seu dia; com alguém que adora o ar livre, de sentir o vento nas bochechas, trazendo-lhe a frescura do dia, fazendo-a entrar num mundo só dela; com alguém que adora os pormenores da natureza, das pequenas coisas que à primeira vista nos passam despercebidas, mas que a fascinam e a fazem abrir a boca num sorriso suspirante.
O que é que esta mistura irá originar? Um grupo, ou melhor, uma equipa, de quatro raparigas a debruçarem-se sobre o que de mais natural há, a natureza, e nada melhor do que fazê-lo onde todos os dias se convive, no Colégio.
E o que vemos nós à distância de um olhar? Pois bem, vemos a maior riqueza que há no mundo, os pulmões do nosso planeta, árvores, bem como aves, estátuas e um lago e, à volta destes mini-mundos, a vida acontece e nós vamos desvendá-la...São estes pequenos gestos que fazem a diferença. Estás pronto para a aventura? Agarra-te bem, será alucinante, e cada paragem será motivante e expectante!!